Parque dos Tropeiros
Situado no bairro Cidade Industrial, com área de 173.474 m2, é um parque destinado a homenagear o ciclo das tropas existentes na história do Paraná.
O parque é singular pela existência de equipamentos destinados a promover eventos para campeonatos de rodeios e acampamentos. Para tanto, o parque é provido de cancha de rodeios, churrascaria, salão de danças, auditórios para apresentações de manifestações folclóricas, aprisco, área para acampamento e sanitários.
O salão de danças, no dia-a-dia do parque, sedia o Pia Ambiental na Tradição, onde crianças de 4 a 12 anos realizam, em dois períodos, atividades de integração e recebem os princípios de educação ambiental de forma plena e o conhecimento sobre as tradições.
Localizado próximo aos conjuntos habitacionais Caiuá, Diadema, Ilhéus e Vera Cruz, o Parque dos Tropeiros beneficia diretamente cerca de 15 mil pessoas.
Os tropeiros, homenageados, eram condutores de gado que faziam a grande rota colonial entre a Feira de Sorocaba, em São Paulo, e os campos do sul, nos séculos XVIII e XIX. Guiando o gado e abrigando-o nas invernadas, os tropeiros abriram caminhos, fundaram vilarejos, estimularam o comércio de várias cidades e implantaram hábitos, como a roda de chimarrão.
- Área: 173.474 m2
- Localização: Acesso pela Rua Raul Pompéia, próximo à Av. Juscelino Kubitscheck
- Bairro: Cidade Industrial
- Ano de Implantação: 1994
- Fauna: Gambá, cuíca, morcego, cachorro do mato, sabiá vermelho, sabiá branco, sabiá coleira, bem-te-vi, quero-quero, gavião carijó, chupa-dente, pomba de asa branca.
- Flora: Carvalho brasileiro, araucária, branquilho, guaçatunga, aroeira, corticeira, guamirin, pinheiro bravo, gerivá.
- Equipamentos: Cancha de rodeios, churrascaria, museu integrado à administração, auditórios para apresentação de manifestações folclóricas, sala de danças, refeitório, cancha esportiva, área para acampamento livre, sanitários, bebedouros e estacionamento.
Horário de funcionamento:
Exceto nos dias de eventos, quando o acesso é restrito, está aberto ao público aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 18 horas .
Ônibus:
- Ligeirinho Fazendinha (Terminal Guadalupe)
- Convencional Fazendinha (Praça Rui Barbosa)
- Alimentador Vila Marisa (Terminal Fazendinha)
- Alimentador Caiuá (Terminal Fazendinha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário